- Po /
- Cirurgia estética /
- Rinoplastia
RINOPLASTIA
- Escrito pelo Dr. Franck Benhamou
- Data de publicação 23 novembre 2024
- Data atualizada 5 décembre 2024
O PRINCIPIO DA INTERVENÇÃO RINOPLASTIA
Esta intervenção visa a remodelagem do nariz, seja parcialmente, ou todo o conjunto, com a finalidade de um resultado estético ou medical (divisória nasal desviada, conchas nasais que dificultam a respiração…).
O objetivo final é a reconstrução do nariz respeitando a harmonia do rosto e a personalidade do paciente conservando um aspecto natural.
A intervenção se passa na estrutura ósseo cartilaginosa do nariz e exige que a pele se adapte a remodelagem.
A consulta do pré-operatório permite a analise das motivações, as expectativas do paciente, avaliação das modificações serão realizadas e será completada com um exame endo-nasal. As correções podem variar da supressão de uma pequena protuberância a uma completa reconstrução do conjunto das estruturas nasais (externas e internas).
Existe também a possibilidade de associar a este ato enxertos, osteotomias para melhorar a harmonia do conjunto do perfil (queixo por exemplo). As incisões serão feitas dentro das narinas e as vezes na parte inferior da columela o que limita as cicatrizes visíveis.
Um exame pré‐operatório e necessário antes da intervenção, completada por um exame endo nasal e se for preciso um scanner facial.
Uma anestesia geral clássica é a mais praticada. E preciso consultar um médico anestesista pelo menos 48 horas antes da intervenção.
Um dia de hospitalização geralmente é o suficiente mas esta intervenção pode também ser praticada em um <<ambulatório>> (alta no mesmo dia).
A intervenção propriamente dita. A intervenção pode durar de 45 minutos a 2 horas em função do ato.
As incisões invisíveis serão praticadas no interior das narinas.
As vezes, dependendo da importância do ato, pode ser necessário incisar na base das asas do nariz ou na zona mediana das narinas (columela).
Esta incisão externa é principalmente utilizada nas rinoplastias mais complexas (nariz já operado, ato especial para a ponta do nariz).
As técnicas operatórias podem ser realizadas em cada zona do nariz a fim de corrigir as imperfeições pre‐definidas.
- ‐ Existe uma fase chamada septoplastia que consiste em corrigir os defeitos da separação nasal (desviação da separação nasal e/ou redução das conchas do nariz), que incomodam a respiração.
- - Existe uma fase chamada rinoplastia que visa remodelar o fim e a ponta do nariz. Uma redução dos orifícios nasais também pode ser realizada se for necessário.
- ‐ As duas fases associadas se chamam septo-rinoplastia. Fios reabsorviveis são utilizados.
O POS OPERATORIO RINOPLASTIA
E geralmente um pouco doloroso. O incomodo consiste principalmente na impossibilidade de respirar pelo nariz durante os primeiros dias devido as mechas (24 primeiras horas) e o edema.
E costume colocar as mechas que serão retiradas no 1° dia do pós-operatório.
As equimoses e o edema em volta das pálpebras desaparecerão mais ou menos rapidamente dependendo do paciente.
A fim de evitar as crostas, gotas oleosas e lavagens nasais são prescritas. Um gesso modelador deve ser usado de 8 a 10 dias. E conveniente prever uma convalescença de 10 a 15 dias dependendo do ato cirurgical e é desaconselhado a pratica de esportes antes de 3 meses.
O resultado
Na retirada do gesso, o resultado é parcial : o edema atrás da costa do nariz não diminuirá que a após algumas semanas.
E preciso esperar pelo menos 2 a 3 meses para estimar o resultado da intervenção, uma evolução lenta só permitira julgar o resultado definitivo da rinoplastia de 6 meses a 1 ano.
AS COMPLICAÇÕES
As boas praticas de segurança limitam os riscos graves,mas não os eliminam completamente. Depois de uma operação, qualquer que ela seja, pode se ter certas complicações, algumas associadas ao ato medical e/ou anestésico, as outras especificas a rinoplastia.
Certas complicações, felizmente excepcionais, podem ser imprevisíveis e colocar em jogo o prognóstico vital ou funcional (embolia, paralisia, flebite…) A anestesia comporta suas próprias complicações que lhe serão explicadas na sua consulta com o médico anestesista.
Os riscos específicos da intervenção de rinoplastia
Mesmo se os cuidados pós-operatório são geralmente simples, as complicações eventuais ligadas a rinoplastia devem ser conhecidas:
Infecção: raríssimo no nível do nariz pois a região e bastante vascularizada, caso aconteça ela justificara um tratamento apropriado.
Equimoses: O sangramento pos operatório e quase sistemático e leva a equimoses (manchas azuis) na pele durante uma a duas semanas.
Evolução desfavorável das cicatrizes: (só incluem as cicatrizes externas) raras e feias elas podem algumas vezes ser objeto de uma re-intervenção cirurgical.
Necrose cutânea muito rara, em geral limitada e localizada.
Sangramentos: em geral moderados durante as primeiras horas depois que seguem a intervenção. Novas mecha serão colocadas em maior quantidade e um retorno ao bloco poderá ser previsto no caso de sangramentos muito abundantes.
As imperfeições: ( pequenas asperezas, deformação residual…) Em geral as expectativas do paciente são satisfatórias mas caso o contrario, ele pode prever de efetuar uma correção cirurgical secundaria, a condição que ele espere pelo menos um ano após a intervenção.