Search
Close this search box.

CIRURGIA DA CALVICIE

OS PRINCIPIOS DA INTERVENÇÃO CIRURGIA DA CALVICIE

A calvície é particularmente mal sentida e mal vivida tanto no homem como na mulher.

A aparição de micro transplantes transformou a cirurgia da calvície;

Ela permite, de fato, reduzir a importância das intervenções e as cicatrizes residuais dos cabelos na região da coroa, la onde temos certeza que eles não cairão jamais, para lhes transpor nas regiões da testa e da tonsura. Um exame pré‐operatório:

Um exame pré‐operatório habitual é realizado conforme as prescrições.

Uma anestesia local: Quase sempre a intervenção se faz sob anestesia local, o paciente fica consciente e não sente nenhuma dor.

Ela não precisa de hospitalização geralmente praticada em um <<ambulatório>>, Quer dizer alta no mesmo dia após algumas horas em observação.

A intervenção:
Essa técnica se faz em três fases.

Fase de remoção: esta fase consiste em remover os cabelos em uma região dita doadora atrás, la onde os cabelos não caem. Esta remoção não reduzira a densidade da região nem aumentara a calvície do paciente.
Será uma fina tira que deixara uma fina cicatriz que poderá ser facilmente escondida pelos cabelos. Fase de corte : os cabelos prelavados serão em seguida recortados em enxertos (unidade folicular).
Cada unidade folicular contem de 1 a 3 cabelos.

A intervenção propriamente dita
A intervenção pode durar de uma a três horas.

O POS OPERATORIO CIRURGIA DA CALVICIE

Este tipo de intervenção é geralmente um pouco dolorosa. Para os micros enxertos, se forma uma pequena crosta em cada implante que cai entre 8 a 10 dias. Os cabelos implantados caem com a micro crosta e renascem em seguida mais ou menos no terceiro mês.
Os shampoos são geralmente autorizados 48 horas após a operação. A pratica de atividades esportivas podera ser retomada progressivamente a partir da quarta semana após a operação.
O pós-operatório é essencialmente marcado pela aparição de um edema (inchaço) e de equimoses (manchas azuis) que portanto a duração e a importância podem variar de uma pessoa para outra.
E conveniente prever uma convalescença de 4 a 8 dias.

O resultado

Um prazo de 3 a 6 meses é necessário para apreciar o resultado.

AS COMPLICAÇÕES

Depois de uma operação, qualquer que ela seja, pode se ter certas complicações, elas são no entanto mais limitadas quando o ato é realizado dentro de centros aprovados pelo ministério da saúde.

As boas praticas de segurança limitam os riscos graves,mas não os eliminam completamente.

Infecção : excepcional quando realizada em ótimas condições de assepsia. Somente micro­‐abcessos podem se desenvolver no ponto de sutura mas são facilmente tratados por pequenos cuidados locais.

Anomalias da cicatrização : muito raras nas áreas doadoras do enxerto.

Quistos epidérmicos: eles podem aparecer sobre os cabelos implantados e se eliminam geralmente espontaneamente.
Em todo caso, se for necessário, eles podem ser facilmente retirados e não comprometem o resultado final. A insensibilidade da área doadora é transitória.